Bombas de calor

Bomba de calor

p/ Águas Quentes Sanitárias

Bomba de calor

Aquecimento / Arrefecimento

Bomba de calor

p/substituir caldeira

Daikin Altherma

p/ Águas Quentes Sanitárias

Um conceito único no mercado

Uma solução de elevada performance!

A tecnologia bomba de calor Daikin associada ao depósito acumulador de calor, despressurizado, permite à nova solução termodinâmica para produção de AQS da Daikin obter elevada performance, com uma consequente e significativa redução da fatura energética.

Poupar energia

A combinação das 2 tecnologias, bomba de calor e acumulador despressurizado, permite a realização de significativas poupanças energéticas. › A tecnologia bomba de calor, com compressor Inverter, ajuda na redução até 70% na energia necessária para a produção de AQS (quando comparado com um acumulador elétrico comum). › A produção semi-instantânea de AQS, associada à ausência de gasto energético suplementar pelo ciclo de desinfeções da água, cria novos ganhos energéticos. Desta forma, a nova bomba de calor para AQS consome 3 vezes menos eletricidade que um acumulador elétrico tradicional.

Produção otimizada de AQS

O acumulador é constituído por duas formas de polipropileno rígido, um dentro do outro, separados por uma generosa camada de isolamento em espuma de poliuretano injetado. De modo a assegurar um perfeito isolamento da água quente do acumulador. Dentro do depósito acumulador, existe um permutador de calor, em Inox reticulado, com uma capacidade de 29L, disposto junto à parede do depósito desde a base ao topo, de modo a garantir uma perfeita estratificação da energia no acumulador de calor e proporcionar uma produção de AQS semi-instantânea otimizada.

Ligado à rede de eletricidade de forma inteligente

A bomba de calor para AQS da Daikin vem preparada de fábrica para receber o fornecimento inteligente de eletricidade.
A tecnologia Smart Grid permite ao equipamento adaptar o seu funcionamento quando recebe um sinal, seja da rede elétrica, seja, por exemplo, de um sistema fotovoltaico, com a indicação de que naquele momento o custo da eletricidade é mais baixo pela rede elétrica ou disponível pelo fotovoltaico. A bomba de calor irá, assim, por comunicação com um sistema ‘inteligente’ de fornecimento de electricidade, decidir automaticamente o momento em que é mais barato promover a produção necessária de AQS para satisfazer as necessidades da habitação.

Contrariamente ao que acontece com os depósitos tradicionais, a produção de AQS não é acumulada no depósito. Ela é produzida instantaneamente mediante o que é consumido.

Produção de AQS semi-instantânea

A bomba de calor para AQS da Daikin é dotada de uma tecnologia de condensação direta. Composta por dois permutadores em Inox: um primeiro que promove o aquecimento da água acumulada no depósito e um segundo que promove a produção instantânea da água quente sanitária. O acumulador é cheio com água, sem quaisquer aditivos, denominada por ‘água técnica’. Esta água ‘armazenará’ a energia necessária à produção da água quente sanitária. A água da rede, fria, entra no depósito por via do permutador de calor, em serpentina de Inox reticulado, onde será instantaneamente aquecida quando em contacto com a água técnica.

Outras vantagens do depósito acumulador despressurizado

Permutador para a AQS em aço Inox reticulado que elimina a formação de calcário.

 Sem necessidade da instalação de ânodos.

Sem vasos de expansão, sem grupos de segurança.

Solução higiénica

Por não ser acumulada, a água de consumo mantém toda a qualidade e as características higiénicas com que entra no acumulador para o processo de aquecimento antes de ser consumida; eliminando assim quaisquer riscos de formação da bactéria Legionella. Por não ser necessário promover choques térmicos, que exigem consumos energéticos significativos, com respetivo aumento de custos energéticos, a temperatura no depósito pode ser mantida até aos 48°C, para aumentar o desempenho do sistema.

Ao contrário do que acontece com o depósito tradicional, os nossos depósitos são despressurizados. O isolamento dos nossos depósitos, em poliuretano é injetado entre duas camadas de polipropileno rígido. Esta tecnologia elimina a necessidade de se instalar qualquer elemento anticorrosivo. Caso a água do acumulador sofra alguma dilatação excessiva, o volume excedente será evacuado pelo dreno no topo do depósito instalado para esse efeito. A reposição da água será feita manualmente de uma forma simples e direta, com recurso a uma válvula ligada à rede de abastecimento. Por ser construído em polipropileno trata-se de um depósito resistente ao choque, leve e de elevada durabilidade. Sem perder quaisquer qualidades construtivas e higiénicas.

A bomba de calor para AQS da Daikin permite eliminar alguns constrangimentos associados aos depósitos convencionais, tais como corrosão, formação de calcário, sedimentação de lamas, formação de limos, mas também alguns serviços de manutenção, como a troca de ânodo, vaso de expansão, válvulas de segurança, entre outros.