Energia Fotovoltaica

Produza a sua Própria energia.

O autoconsumo, com recurso a painéis solares fotovoltaicos permite-lhe produzir e consumir a sua própria energia electrica. 
É um método que passa por aproveitar a energia do sol para produção de energia limpa, sustentável, gratuita e amiga do ambiente, com a possibilidade de injectar o excedente na rede eléctrica.
Faça parte  do grupo de pessoas que já alcançou independência energética.

Reduza a sua factura de electricidade.

É possível reduzir a sua factura da electricidade. Estes sistemas permitem-lhe poupar energia nas horas em que a tarifa sobre a energia activa é mais cara pois é neste horário que os níveis de produção de origem solar são mais elevados.

Aumente a sua eficiência energética.

É fundamental que a instalação de painéis solares para autoconsumo seja dimensionada de forma proporcional ao seu consumo de forma a obter maior eficiência energética.

Com os sistemas de painéis solares fotovoltaicos, toda a energia produzida e consumida representa poupança, uma vez que deixa de ser comprada a um comercializador de energia.

Acumule a sua energia.

O autoconsumo permite também a acumulação de energia com recurso a baterias que são carregadas quando existe maior produção.
A energia acumulada é utilizada posteriormente, em períodos de ausência de produção dos painéis solares fotovoltaicos.

Rentabilize.

Se pretende rentabilizar ao máximo o seu sistema fotovoltaico, temos soluções ainda mais completas que, para além da produção de electricidade, permitem também a produção de águas quentes sanitárias através de uma bomba de calor.

Vantagens da energia solar

• A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente.
• As centrais necessitam de manutenção mínima.
• Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. Saiba qual o tempo de vida útil dos painéis solares fotovoltaicos.
• A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
• Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Desvantagens da energia solar

• Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
• Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
• As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroeléctrica (água).
• Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%, apesar deste valor ter vindo a aumentar ao longo dos anos. Saiba quais os painéis solares fotovoltaicos mais eficientes do mercado.